Uma deputada do sul da Alemanha propôs uma nova lei segundo a qual casamentos valeriam por apenas sete anos e teriam que ser renovados depois desse período.
A deputada Gabriele Pauli, do Estado da Baviera, disse que depois de sete anos os cônjuges poderiam renovar os votos do casamento por mais tempo. Segundo Pauli, a medida evitaria os altos custos de uma separação. Na Alemanha, quase a metade dos casamentos acaba em divórcio.
"Vários casais só continuam juntos porque têm medo da separação", disse a deputada, que é candidata ao cargo de líder do partido União Cristã-Social da Baviera (CSU, na sigla alemã), um dos parceiros da coalizão de governo liderada pela chanceler Angela Merkel.
Leia mais:
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
Polêmica - Sua proposta causou polêmica – principalmente entre dentro do próprio partido, que é bastante conservador. "É claro que casamentos podem durar a vida toda," disse Pauli. No entanto, "casais deveriam ficar juntos por amor, e não por comodidade ou interesse".
Não é a primeira vez que a política bávara causa furor: ela foi uma das responsáveis pela queda do atual chefe do partido CSU e governador da Baviera, Edmund Stoiber, que renunciou aos dois cargos. Ela foi uma das lideranças que expressaram insatisfação contra Stoiber, que dirigia o CSU desde 1993.
Pauli também causou frisson na imprensa ao ser fotografada em poses sensuais para uma revista, em roupas justas de couro.
Ela apresentou a proposta como parte de sua plataforma política na disputa pela liderança do partido, que será definida na próxima semana, em uma convenção do CSU.