Pelo menos 16 pessoas estão desaparecidas no Estado de Chiapas, no sul do México, depois que a localidade de San Juan de Grijalva, onde viviam, foi atingida por deslizamentos de terra, informaram autoridades locais.
Equipes de resgate foram enviadas à comunidade de 600 habitantes onde, segundo a imprensa local, as casas foram completamente soterradas. Acredita-se que alguns moradores conseguiram fugir para regiões mais altas.
O deslizamento ocorreu depois das fortes chuvas que na semana passada provocaram inundações em Chiapas e no Estado vizinho de Tabasco, no que foi considerado o pior desastre natural da história recente da região.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
A ajuda internacional começou a chegar à região, mas ainda é grande a dificuldade de distribuição, já que a maioria das estradas continua embaixo d´água.
O Exército mexicano já resgatou mais de 40 mil pessoas nos dois Estados, mas o nível das águas continua alto, e pelo menos 20 mil pessoas permanecem ilhadas à espera de ajuda.
De acordo com informações da BBC Brasil, calcula-se que meio milhão de pessoas tiveram suas casas destruídas ou danificadas pelas enchentes.