Cinco mineiros, dentre eles uma mulher grávida, morreram quando uma mina ilegal de ouro desmoronou no sudoeste da Colômbia, informou nesta quarta-feira (15) a rádio RCN. O acidente aconteceu nas proximidades da cidade de Lopez de Micay, localizada perto da costa do Oceano Pacífico, no Estado de Cauca, informou a emissora, citando o funcionário local Sifrido Riascos.
Riascos disse que os mineiros - quatro homens e uma mulher grávida de seis meses -, estão sob toneladas de terra. Não está claro se houve algum sobrevivente e o funcionário não disse quando o acidente aconteceu.
Uma porta-voz do instituto que supervisiona a atividade mineradora, o Ingeominas, disse que ouviu a informação no rádio mas a agência não pôde confirmar o ocorrido porque não falou com autoridades da região.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Com este acidente, que aparentemente aconteceu na segunda-feira, o número de mineiros mortos na Colômbia neste ano subiu para pelo menos 68, segundo dados oficiais. A maioria das vítimas morreu em acidentes provocados por causa do acúmulo e subsequente explosão de gás metano. Em 2010, 173 mineiros morreram no país. As informações são da Dow Jones.