Mais de um terço dos trabalhadores afirmaram que se sentem "estressados" pelo número de emails que recebem durante o trabalho e pela pressão para respondê-los, segundo uma pesquisa britânica revelada pela BBC Brasil.
Pesquisadores escoceses descobriram que alguns funcionários chegam a checar suas caixas de email até 40 vezes a cada hora, o que os deixa frustrados e cansados, além de prejudicar sua produção.
Segundo a pesquisa, mulheres são as mais atingidas pelo excesso de emails.
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Psicólogos especializados em internet afirmam que as pessoas deveriam relaxar e não levar o trabalho tão a sério. "Se você pensar sobre os emails que recebe, quantos deles precisam de respostas instantâneas? Quantos destes emails que você envia precisam ser enviados exatamente agora? Provavelmente poucos", disse o especialista Graham Jones.
Menos checagem - Apenas 38% dos trabalhadores pesquisados se sentiam à vontade para esperar um dia ou mais antes de responder a um email, segundo o estudo feito com 200 pessoas, realizado pelas Universidades de Glasgow e Paisley.
"Email é algo que agora causa a maior parte dos problemas em nossas vidas profissionais", afirmou Karen Renaud, cientista que liderou a pesquisa. "É uma ferramenta incrível, mas que pode ser abusiva", acrescentou.
Especialistas sugerem uma estratégia simples para combater o estresse: cheque seus emails com menos freqüência. O conselho é separar dois ou três momentos durante o turno do trabalho dedicados exclusivamente para a leitura de emails.