Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em entrevista

'Discursos lembram os de Hitler', diz Papa sobre nacionalismo

Agência Ansa
10 ago 2019 às 17:12
- Agência ANSA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em meio à crise política envolvendo o governo italiano, o papa Francisco fez dura crítica contra o nacionalismo, responsável por conduzir guerras, e disse que o populismo não é uma reflexão da cultura popular.


Na entrevista publicada nesta sexta-feira (9), no jornal italiano 'La Stampa', o Pontífice fez um apelo ao diálogo nas instituições europeias, recordou a necessidade de valorizar a unidade dos povos europeus sem renunciar a própria identidade e lamentou o surgimento da soberania e do populismo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O nacionalismo é uma atitude de isolamento. Estou preocupado, porque ouvimos discursos que lembram os de Hitler em 1934. 'Primeiro nós. Nós... nós...': estes são pensamentos aterrorizantes", afirmou, sem nomear qualquer político.

Leia mais:

Imagem de destaque
Objeto polêmico

Porta de 'Titanic' em que Rose se salva é vendida por cerca de R$ 3,5 milhões

Imagem de destaque
Bem sucedido

Arnold Schwarzenegger passa por cirurgia para colocar marca-passo

Imagem de destaque
Alternativas

Com Endrick reserva, Dorival arma dois times antes de enfrentar a Espanha

Imagem de destaque
Seleção brasileira

Vinicius Júnior será o capitão do Brasil no amistoso contra a Espanha


Jorge Bergoglio ressaltou que a "Europa não pode e não deve se fragmentar. É uma unidade histórica e cultural, além de geográfica".

Publicidade


A conversa com o Papa é revelada no momento em que o governo italiano vive uma crise que pode provocar a ruptura da coalizão entre a Liga e o Movimento 5 Estrelas (M5S), protagonizada pelo vice-premier e ministro do Interior Matteo Salvini. Salvini, que se diz amigo do premier húngaro Viktor Orban e da líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, reivindica pertencer a uma "frente nacionalista".


"Um país deve ser soberano, mas não fechado. A soberania deve ser defendida, mas as relações com outros países, com a Comunidade Europeia, também devem ser defendidas. O nacionalismo é um exagero que acaba sempre mal: leva a guerras", acrescentou o líder

Publicidade


Já em relação ao populismo, o Santo Padre explicou que esta prática também "fecha as nações". "O povo é soberano (tem seu jeito de pensar, de se expressar e de sentir, de avaliar), mas os populismos nos levam ao nacionalismo: esse sufixo, 'ismos', nunca faz bem", reforçou.


No bate-papo conduzido por Domenico Agasso, o líder da Igreja Católica também falou também sobre a Amazônia, o meio ambiente e migração, um dos principais desafios que os países europeus enfrentam atualmente. Ele indicou que, na hora de agir, é importante não perder de vista o direito à

Publicidade


"Os imigrantes chegam principalmente para escapar da guerra ou da fome, do Oriente Médio ou da África. Sobre a guerra, devemos nos comprometer e lutar pela paz. A fome afeta principalmente a África", afirmou. Por fim, o Papa disse que o próximo Sínodo sobre a Amazônia, que acontecerá em outubro, no Vaticano, é uma resposta da Igreja Católica a preocupações religiosas e ambientais, em uma região decisiva para a sobrevivência da humanidade.


"Não é uma reunião de cientistas ou de políticos. Não é um parlamento: é outra coisa. Nasce da Igreja e terá missão e dimensão evangelizadora. Será um trabalho de comunhão conduzido pelo Espírito Santo", explicou.

Segundo Francisco, a "ameaça à vida das populações e do território decorrem dos interesses econômicos e políticos dos setores dominantes da sociedade". Para o argentino, a desmatamento da maior floresta do mundo significa "matar a humanidade"


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade