A divisão de vídeo de Walt Disney planeja testar no mercado um DVD que se autodestrói 48 horas após aberta a embalagem. A idéia é facilitar a vida do consumidor que pega os filmes nas locadoras. Com o DVD autodestrutível não seria preciso devolver o filme e as multas por atraso na locação seriam extintas.
O novo DVD, batizado de EZ-D, deve ser lançado em setembro nos Estados Unidos. O produto é feito de uma resina que vai escurecendo depois de exposta ao ambiente. O disco fica escuro e, conseqüentemente, ilegível.
O EZ-D deve custar entre 5 e 7 dólares, o preço de uma locação de DVD nos EUA. Caso o produto passe nos testes, poderá ser vendido em locais como postos de gasolina e lojas de convenïência.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Em Hollywood, o mercado de vídeo foi responsável por 59% do faturamente da indústria cinematográfica, segundo a Adams Media Research. Quando o cliente atrasa a devolução e paga multa o lucro não é repassado aos estúdios, fica com as locadoras. O EZ-D eliminaria a locadora como etapa intermediária, aumentando a margem de lucro para a indústria do cinema.