As vitórias da senadora Hillary Clinton e do senador John McCain nas primárias do Estado de New Hampshire trouxeram novas emoções para a corrida presidencial americana e tornaram as próximas etapas da disputa totalmente imprevisíveis.
A grande surpresa ocorreu entre os democratas. Pesquisas de opinião indicavam que o senador Barack Obama iria repetir o êxito obtido na prévia de Iowa, onde se sagrou o vencedor e deixou Hillary em um distante terceiro lugar.
As sondagens iniciais davam a Obama uma vantagem de até 13 pontos percentuais sobre a ex-primeira dama dos Estados Unidos.
Leia mais:
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
A surpresa ocorreu logo nas contagens iniciais, no início da noite de terça. Com apenas 10% dos votos apurados, Hillary abrira uma estreita vantagem sobre o senador - 39% contra 36%, mas, até então, acreditava-se que Obama conseguiria reverter o resultado.
Fechadas as urnas, Hillary se sagrou a vencedora, com 39% contra 37% de Obama. O ex-senador John Edwards, que havia chegado em segundo em Iowa, ficou com a terceira posição e obteve uma votação bem mais minguada do que a alcançada anteriormente - meros 17%.
As informações são da BBC Brasil.