O DOCTV exibe neste domingo, às 23 horas, o vídeo Metros Quadrados, que propõe uma discussão sobre os conceitos de propriedade pública e propriedade privada. Dirigido pela alemã Inês Linke e pela brasileira Louise Ganz, o documentário foi inspirado no Projeto Lotes Vagos e mescla cenas reais com arte gráfica. Metros Quadrados será exibido pelas emissoras da rede pública de televisão.
O Projeto Lotes Vagos teve início após uma visita a um dos 70 mil lotes vazios existentes na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Segundo Ines Linke, inicialmente, um grupo de artistas plásticos se reuniu para fazer intervenções em propriedades privadas, transformando-as temporariamente em espaços públicos. Depois de algum tempo, moradores se juntaram ao projeto.
As intervenções, que ocorrem nos bairros de Belo Horizonte, reúnem artistas plásticos, advogados, arquitetos, psicólogos, urbanistas e moradores vizinhos aos lotes, num vídeo que propõe uma discussão sobre a propriedade privada no Brasil.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Os lotes, que viram espaços públicos temporários, são utilizados para lazer e cultura. Os participantes do projeto convencem os donos a emprestarem seus terrenos, onde são improvisados salões de beleza, pequenas praias artificiais, áreas para banho de sol e locais para as crianças brincarem. Ines Linke diz que a idéia não é nova e que situações parecidas ocorrem também nos Estados Unidos e na Alemanha.
O DOCTV é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta, TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD).
Agência Brasil