A polícia espanhola prendeu em Barcelona cinco brasileiros acusados de fraude bancária por meio da internet. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Interior do país, nesta segunda-feira (10). Dos cinco, dois seriam do Paraná, de Umuarama - identificados como E.R.Z.D.O., de 25 anos, e J.R.Z.D.O., de 29. Os outros integrantes do grupo eram de Brasília (DF), Ji-Paraná (RO) e Goiânia (GO).
De acordo com as informações, a quadrilha obtinha dinheiro ilegalmente da rede, através de 'phishing', e o enviava para várias contas bancárias no Brasil, abertas com documentação falsa. Um dos integrantes da organização, residente no Brasil, era o encarregado de acessar as contas e depois desviar o dinheiro.
Equipamentos de informática, que seriam utilizados para a confecção de documentos falsos, foram apreendidos no escritório utilizado pela quadrilha.
Leia mais:
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
Phishing
Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea. O termo Phishing surge das cada vez mais sofisticadas artimanhas para "pescar" (do inglês fish) as informações sensíveis dos usuários.