Duas fortes explosões deixaram pelo menos dois mortos e 22 feridos nesta segunda-feira na linha de chegada da Maratona de Boston, de acordo com informações da polícia local. Imagens de vídeo e fotos captadas no local mostraram cenas de confusão e um grande número de veículos de serviços de emergência na área atingida pelas explosões.
As cenas incluíram também imagens de espectadores com marcas de sangue sendo levados para atendimento em uma tenda médica. "Há muitas pessoas caídas", afirmou um corredor entrevistado pela agência de noticias Associated Press (AP).
Relatos indicam que as explosões ocorreram cerca de três horas após os vencedores da prova terem cruzado a linha de chegada. "Houve uma explosão", confirmou uma porta-voz do Departamento da Polícia de Boston. "Polícia, bombeiros e serviços médicos de emergência estão no local."
A fumaça das explosões era visível diante das bandeiras alinhadas na chegada de uma das maratonas mais antigas e famosas do mundo. Imagens gravadas de um helicóptero exibiram grandes manchas de sangue no asfalto na popular região de compras e turismo conhecida como Back Bay.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Pânico e gritos
De acordo com informações da AP, o forte barulho da primeira explosão foi registrado no lado norte da rua Boylston, pouco antes da ponte que marca a linha de chegada. Outra forte explosão foi ouvida poucos segundos depois. O corredor Mike Mitchell, de Vancouver (Canadá), que tinha completado a maratona, afirmou que estava olhando para trás, para a linha de chegada, quando viu uma "enorme explosão".
A fumaça no local alcançou cerca de 15 metros de altura, segundo o depoimento de Mitchell à agência de notícias Reuters, e as pessoas começaram a correr e gritar. "Todos ficaram apavorados", contou o canadense.
Os corredores que ainda não tinham completado a maratona foram desviados para longe do local da fumaça das explosões, e as ruas ao redor foram isoladas. A unidade da Cruz Vermelha para o leste do Estado de Massachusetts montou um centro de resposta a desastres no local.
A Maratona de Boston é um dos maiores eventos anuais de atletismo nos Estados Unidos e atrai um grande número de corredores, além de milhares de espectadores.