Donos de animais de estimação dos Estados Unidos começaram a utilizar maconha para tratar os seus cachorros doentes. A atitude está causando polêmica entre as entidades americanas de defesa dos direitos dos animais. Uma cadela submetida a quimioterapia para combater um câncer linfático foi tratada com maconha e ficou famosa ao aparecer em uma reportagem da rede CBS.
O dono ministrou à cachorra um concentrado de maconha sob forma oleosa e constatou grande melhora em efeitos colaterais da quimioterapia, como o vômito e a diarreia. A reportagem cita outros casos bem-sucedidos de tratamentos de animais doentes que mostram que muitos proprietários fazem qualquer sacrifício para poupar seus animais de estimação de sofrimento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A médica veterinária Amy Greenbaum, do hospital veterinário de nova York ASPCA, disse que não existem dados suficientes que permitam saber como a maconha pode ser utilizada de forma eficaz. "Temos muitas boas modalidades para tratar a dor usando vários medicamentos e terapias diferentes", disse ela, cautelosa com o tratamento baseado em maconha. "Mais comovente do que ver seu animal de estimação sofrer seria saber que talvez você deu o seu animal de estimação algo que os deixou viaciados ou provocou a sua morte, e isso não é apenas um risco que eu gostaria de poder evitar", completou. (com informações do jornal O Estado de S. Paulo)