Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Brasil

Dutra propõe uso de chip para reduzir roubo de carros

Bonde, com informações da Agência Brasil
08 jul 2003 às 11:00
Continua depois da publicidade

O ministro das Cidades, Olívio Dutra, apresentou ao ministro da Justiça, Thomaz Bastos, a proposta de instalação de um chip nos automóveis, possibilitando a identificação automática. Segundo Olívio Dutra, isso pode reduzir o roubo e o furto de veículos e o uso de carros roubados em atos criminosos.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O sistema pretende ainda, segundo Dutra, coibir a impunidade dos que descumprem o Código Brasileiro de Trânsito. "Temos uma cultura de impunidade que precisa ser interrompida", disse o ministro das Cidades. Ele estima que da frota de 30 milhões de veículos no país, pelo menos 10 milhões apresentam irregularidades.

Continua depois da publicidade


A implantação do chip já está em discussão também com as montadoras e revendedoras de veículos. Segundo o diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Ailton Brasiliense, a idéia é que os carros já saiam das montadoras com o sistema implantado. Ele disse que cada chip deverá custar até R$20.

Não é a primeira vez que se fala em utilizar chips como forma de combater furtos e roubos de automóveis. Em abril do ano passado, quando o Denatran ainda fazia parte do Ministério da Justiça, o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) apresentou um projeto similar, onde seria colocado um chip nos veículos para ajudar na prevenção ao furto de cargas e veículos.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade