O ministro das Cidades, Olívio Dutra, apresentou ao ministro da Justiça, Thomaz Bastos, a proposta de instalação de um chip nos automóveis, possibilitando a identificação automática. Segundo Olívio Dutra, isso pode reduzir o roubo e o furto de veículos e o uso de carros roubados em atos criminosos.
O sistema pretende ainda, segundo Dutra, coibir a impunidade dos que descumprem o Código Brasileiro de Trânsito. "Temos uma cultura de impunidade que precisa ser interrompida", disse o ministro das Cidades. Ele estima que da frota de 30 milhões de veículos no país, pelo menos 10 milhões apresentam irregularidades.
A implantação do chip já está em discussão também com as montadoras e revendedoras de veículos. Segundo o diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Ailton Brasiliense, a idéia é que os carros já saiam das montadoras com o sistema implantado. Ele disse que cada chip deverá custar até R$20.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Não é a primeira vez que se fala em utilizar chips como forma de combater furtos e roubos de automóveis. Em abril do ano passado, quando o Denatran ainda fazia parte do Ministério da Justiça, o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) apresentou um projeto similar, onde seria colocado um chip nos veículos para ajudar na prevenção ao furto de cargas e veículos.