Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entre militares dos EUA

E-mails dão detalhes sobre sepultamento de Bin Laden

Agência Estado
22 nov 2012 às 14:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

E-mails trocados entre oficiais militares dos EUA indicam que nenhum marinheiro assistiu ao sepultamento do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, no mar, após a morte dele, em uma operação realizada no Paquistão em maio do ano passado.

O sepultamento foi feito a partir do porta-aviões USS Carl Vinson. Ainda segundo os e-mails internos, os tradicionais procedimentos islâmicos foram seguidos durante a cerimônia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os e-mails, obtidos pela Associated Press por meio da Lei de Liberdade de Informação, contêm vários trechos censurados, mas são a primeira divulgação pública de informações do governo sobre a morte do líder da Al-Qaeda. Os e-mails foram liberados na quarta-feira, 21, pelo Departamento de Defesa.

Leia mais:

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Selton Mello e Fernanda Torres estrelam novo filme de Walter Salles
Citado

'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana

Imagem de destaque
Apelo pela paz

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino


Bin Laden foi morto por uma unidade de elite da Marinha dos EUA, que invadiu o complexo onde morava com parte da família, em Abbottabad. Um e-mail com o carimbo "secreto" foi enviado em 2 de maio, dia seguinte à operação, por um oficial de alta patente da Marinha e descreve como o corpo de Bin Laden foi lavado, enrolado em um lençol branco e colocado em um saco pesado.

Publicidade


De acordo com outra mensagem enviada por um oficial de assunto públicos do USS Carl Vinson, somente um pequeno grupo que liderava a embarcação foi informado sobre o sepultamento. Um e-mail do contra-almirante Charles Gaouette, também de 2 de maio de 2011, informou "que se cumpriram os procedimentos tradicionais do funeral islâmico".


"O cadáver foi lavado (ritual do banho) e enrolado em um lençol branco. Em seguida, o corpo foi colocado em um saco com pesos. Um oficial militar leu declarações religiosas preparadas, que foram traduzidas para o árabe, por alguém cuja língua materna era essa. Depois disso, o corpo foi colocado em um tábua plana preparada, que foi inclinada, e o corpo caiu no mar", indica o e-mail.

As informações são da Associated Press


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo