Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Programe o despertador!

Eclipse conhecido como 'Lua de sangue' ocorre na madrugada desta sexta

Ana Júlia Gabas - Estagiária*
18 nov 2021 às 18:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na madrugada de quinta para sexta-feira (19) ocorre um fenômeno que todos ficam curiosos e com expectativas para ver: um eclipse lunar. Mesmo que não seja um eclipse total, quando a lua fica inteira encoberta, o fenômeno ainda vai ocorrer de forma parcial, mais precisamente com 97% do disco lunar encoberto pela sombra da Terra. 


O eclipse parcial começa por volta das 4h19 no horário de Brasília e deve durar até às 7h47, um pouco mais de 3h, com pico maior às 06h02. Como o dia nasce por volta das 5h20 aqui no Brasil, a lua já vai estar baixa no nosso horizonte Oeste e não será possível observá-la por muito tempo. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em Londrina, está previsto para o Sol nascer às 5h32, então, quem sabe, os londrinenses serão contemplados com mais uns minutinhos de apreciação. 

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
"Vou ficar bem!"

Kate Middleton afirma que precisou de tempo para revelar doença aos filhos

Imagem de destaque
Diagnóstico após cirurgia

Em vídeo, Kate Middleton revela estar com câncer e diz passar por quimioterapia

Imagem de destaque
Será?

Kate Middleton volta a trabalhar em projetos sociais, mas em home office


O que é um eclipse lunar? - “Os eclipses lunares ocorrem quando temos um alinhamento Lua, Terra e Sol, com nosso satélite penetrando no cone de sombra que a Terra projeta no espaço”, explica Miguel Fernando Moreno, coordenador do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina). 

Publicidade


Isso quer dizer que, quando esses astros estão alinhados, a lua fica coberta pela sombra da Terra, ocasionando o fenômeno.


A expectativa é que se tenha uma Lua de Sangue, isso porque, conforme a Lua vai entrando na sombra da Terra, a coloração do satélite vai se alterando e adquire tons que podem variar do vermelho mais claro ao marrom escuro. 


Continue lendo em Folha de Londrina

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade