Pesquisar

Canais

Serviços

Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Programe o despertador!

Eclipse conhecido como 'Lua de sangue' ocorre na madrugada desta sexta

Ana Júlia Gabas - Estagiária*
18 nov 2021 às 18:00
Continua depois da publicidade

Na madrugada de quinta para sexta-feira (19) ocorre um fenômeno que todos ficam curiosos e com expectativas para ver: um eclipse lunar. Mesmo que não seja um eclipse total, quando a lua fica inteira encoberta, o fenômeno ainda vai ocorrer de forma parcial, mais precisamente com 97% do disco lunar encoberto pela sombra da Terra. 

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O eclipse parcial começa por volta das 4h19 no horário de Brasília e deve durar até às 7h47, um pouco mais de 3h, com pico maior às 06h02. Como o dia nasce por volta das 5h20 aqui no Brasil, a lua já vai estar baixa no nosso horizonte Oeste e não será possível observá-la por muito tempo. 

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Em Londrina, está previsto para o Sol nascer às 5h32, então, quem sabe, os londrinenses serão contemplados com mais uns minutinhos de apreciação. 


O que é um eclipse lunar? - “Os eclipses lunares ocorrem quando temos um alinhamento Lua, Terra e Sol, com nosso satélite penetrando no cone de sombra que a Terra projeta no espaço”, explica Miguel Fernando Moreno, coordenador do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina). 


Isso quer dizer que, quando esses astros estão alinhados, a lua fica coberta pela sombra da Terra, ocasionando o fenômeno.

Continua depois da publicidade


A expectativa é que se tenha uma Lua de Sangue, isso porque, conforme a Lua vai entrando na sombra da Terra, a coloração do satélite vai se alterando e adquire tons que podem variar do vermelho mais claro ao marrom escuro. 


Continue lendo em Folha de Londrina

Continue lendo