Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em quatro estados

Eleições primárias dos EUA continuam no sábado

Agência Brasil/Lusa
06 fev 2008 às 20:30

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os eleitores norte-americanos, ainda sem os candidatos definidos para as eleições presidenciais de novembro, voltarão às urnas no sábado (9), para as primárias em quatro estados no oeste, sul e centro do país. Democratas e republicanos votarão nos estados de Luisiana e Washington. Os democratas votarão também em Nebraska e os republicanos, no Kansas.

Na terça-feira (12), serão realizadas as eleições primárias nos estados de Maryland e Virginia e ainda no distrito onde fica a capital do país, Washington D.C. Ontem (5), as eleições da "Superterça", que tradicionalmente tendem a resolver a nomeação partidária, deixaram Hillary Clinton mais fortalecida em número de delegados no Partido Democrata, mas demonstraram também que Barack Obama tem agora apoio em todo o país e cresce na aprovação do eleitorado masculino branco.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As pesquisas de boca de urna indicam que Clinton mantém o apoio da maioria das mulheres brancas e uma ligeira vantagem com o eleitorado branco em geral e a maioria hispânica, enquanto o eleitorado negro prefere Obama.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise climática

Degelo pode esverdear e transformar partes da Antártida em zonas de absorção de carbono

Imagem de destaque
Igreja católica

Papa pode fazer primeira aparição pública após 36 dias internado

Imagem de destaque
Luto

George Foreman, lenda do boxe, morre aos 76 anos

Imagem de destaque
Nova estação

O que é o equinócio de outono? Entenda como funciona o fenômeno


Na "Superterça", Obama venceu em 13 estados e Clinton, em oito, mas naqueles com o maior número de delegados. Para vencer as prévias, um candidato do Partido Democrata precisa de ter o apoio de 2.025 delegados. Especialistas do partido avisaram que para isso será necessária uma "caminhada longa e árdua", devido ao sistema de atribuição de delegados por via proporcional.

Publicidade


Alguns analistas disseram que a médio e a longo prazo Obama poderá ter vantagem sobre Clinton. A campanha dele tem recebido mais financiamentos que a de Clinton, o que lhe dá a oportunidade de lançar publicidade com maior tempo de duração. Mesmo antes da "Superterça", Obama já lançara uma extensa campanha de anúncios na televisão nos estados da Virginia e Maryland, onde estão em jogo mais de 100 delegados.


No Partido Republicano, John McCain aproxima-se de uma vantagem que, em breve, poderá torná-lo o candidato "impensável" à eleição de novembro. Ele venceu em nove estados ontem e sua posição foi fortalecida porque, em muitos desses estados, o vencedor leva todos os delegados.

Entre os republicanos, um candidato precisa de 1.191 delegados para ser nomeado e não existe a figura do "superdelegado". McCain tem atualmente 613 delegados, contra 269 de Mitt Romney e 190 de Mike Huckabee.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo