Os eleitores norte-americanos, ainda sem os candidatos definidos para as eleições presidenciais de novembro, voltarão às urnas no sábado (9), para as primárias em quatro estados no oeste, sul e centro do país. Democratas e republicanos votarão nos estados de Luisiana e Washington. Os democratas votarão também em Nebraska e os republicanos, no Kansas.
Na terça-feira (12), serão realizadas as eleições primárias nos estados de Maryland e Virginia e ainda no distrito onde fica a capital do país, Washington D.C. As eleições da "Superterça", que tradicionalmente tendem a resolver a nomeação partidária, deixaram Hillary Clinton mais fortalecida em número de delegados no Partido Democrata, mas demonstraram também que Barack Obama tem agora apoio em todo o país e cresce na aprovação do eleitorado masculino branco.
Na "Superterça", Obama venceu em 13 estados e Clinton, em oito, mas naqueles com o maior número de delegados. Para vencer as prévias, um candidato do Partido Democrata precisa de ter o apoio de 2.025 delegados. Especialistas do partido avisaram que para isso será necessária uma "caminhada longa e árdua", devido ao sistema de atribuição de delegados por via proporcional.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
Alguns analistas disseram que a médio e a longo prazo Obama poderá ter vantagem sobre Clinton. A campanha dele tem recebido mais financiamentos que a de Clinton, o que lhe dá a oportunidade de lançar publicidade com maior tempo de duração.
No Partido Republicano, John McCain aproxima-se de uma vantagem que, em breve, poderá torná-lo o candidato "impensável" à eleição de novembro. Entre os republicanos, um candidato precisa de 1.191 delegados para ser nomeado e não existe a figura do "superdelegado". McCain tem atualmente 613 delegados, contra 269 de Mitt Romney e 190 de Mike Huckabee.