O traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, foi condenado a 28 anos e meio de prisão, em regime fechado, pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, ocorrido em 2 de junho de 2002, quando fazia uma reportagem para TV Globo sobre exploração sexual de adolescentes em bailes funks na Vila Cruzeiro, na zona norte do Rio. O julgamento durou cerca de 16 horas e foi realizado no Primeiro Tribunal do Júri do Rio de Janeiro.
Os jurados decidiram por 4 a 3 condenar o traficante por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e formação de quadrilha. A sentença foi lida às 5h15 pelo juiz Fábio Uchoa.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Os advogados de defesa de Elias Maluco, imediatamente após a leitura da sentença, ainda em plenário, decidiram recorrer da decisão.
Como o julgamento foi desmembrado, os outros seis acusados de matar o jornalista Tim Lopes (Renato de Souza Paula ou Anderson Souza de Paula, o Ratinho; Elizeu Felício de Souza, o Zeu; Ângelo Ferreira da Silva, o Primo; Reinaldo Amaral de Jesus, o Kadê ou Cabe; Fernando Satyro da Silva, o Frei, e Claudino dos Santos Coelho, o Xuxa) serão julgados no próximo dia 14 de junho, no Primeiro Tribunal do Júri.
Tim Lopes foi seqüestrado, torturado e morto por traficantes. Seu corpo foi queimado e encontrado dez dias depois na Pedra do Sapo, localidade controlada por Maluco e pelo Comando Vermelho, do qual faz parte. Conforme depoimento de traficantes ligados a Maluco, o traficante teria matado Tim Lopes pessoalmente com uma espada do tipo usado por ninjas.
A irmã de Tim Lopes, Tânia Lopes, acompanhou a declaração da sentença e, ao final, disse que com a condenação a justiça foi feita.
Fonte: ABr e Bonde News