Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Iraque

Em nova fita, Saddam pediria guerrilha contra EUA

Redação - Bonde
08 jul 2003 às 16:01
Continua depois da publicidade

As redes de TV Al Jazeera, da Arábia Saudita, e LBC Al-Hayat, do Líbano, divulgaram nesta terça-feira uma nova fita de áudio que supostamente teria sido gravada por Saddam Hussein. É a segunda fita em menos de uma semana.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Desta vez, o ex-ditador do Iraque teria sugerido aos iraquianos que a melhor maneira de combater os soldados ingleses e americanos que ocupam o país seria a guerrilha armada.

Continua depois da publicidade


Além da guerrilha, Saddam teria sugerido outras maneiras de combater os Estados Unidos, através de demonstrações pacíficas, desobediência civil e até boicotes comerciais.


O ex-ditador também zombou dos militares de Estados Unidos e Inglaterra, por acreditarem que os iraquianos "saudariam seus exércitos como libertadores". Desde 1º de maio, fim "oficial" da guerra, 29 soldados norte-americanos foram mortos por combatentes do Iraque leais a Saddam Hussein.


Assim como na primeira fita, em que Saddam declarou estar escondido no próprio Iraque, a qualidade do áudio é precária. Mas a gravação tinha o mesmo estilo de discurso de Saddam Hussein.

Continua depois da publicidade

Por sinal, a central de inteligência dos EUA (CIA), disse na segunda-feira que "muito provavelmente" a voz da primeira fita é mesmo de Saddam Hussein.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade