Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Produzido no BR

Embrapa lança inseticida contra dengue e borrachudo

Simone Albieri - Folha News
25 abr 2005 às 15:55
Continua depois da publicidade

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa Bthek Biotecnologia lançam nesta terça-feira o primeiro inseticida biológico produzido no Brasil capaz de controlar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, e os mosquitos do tipo borrachudo.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O inseticida biológico, cujo nome comercial é Bt-horus, foi desenvolvido a partir de uma bactéria conhecida como Bt (Bacillus thuringiensis) que atua especificamente no controle dos insetos-alvo, ou seja, mata apenas determinados tipos de inseto, entre eles o Aedes aegypti e o borrachudo.

Continua depois da publicidade


Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, somente neste ano a dengue já contaminou mais de 38 mil pessoas em todo o país e está presente em pelo menos 3.600 municípios brasileiros. Já o borrachudo (Simullium spp), cuja picada provoca muita dor, pode causar alergia e prejudicar a vida de trabalhadores rurais, o turismo e a agropecuária.


Após diversos testes toxicológicos, o produto foi considerado inofensivo à saúde humana e ao meio ambiente e obteve registro junto ao Ministério da Saúde e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


A expectativa é que em breve o inseticida possa ser utilizado em caixas d’água domésticas e em cursos de água.

Continua depois da publicidade

Fonte: ABr


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade