A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa Bthek Biotecnologia lançam nesta terça-feira o primeiro inseticida biológico produzido no Brasil capaz de controlar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, e os mosquitos do tipo borrachudo.
O inseticida biológico, cujo nome comercial é Bt-horus, foi desenvolvido a partir de uma bactéria conhecida como Bt (Bacillus thuringiensis) que atua especificamente no controle dos insetos-alvo, ou seja, mata apenas determinados tipos de inseto, entre eles o Aedes aegypti e o borrachudo.
Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, somente neste ano a dengue já contaminou mais de 38 mil pessoas em todo o país e está presente em pelo menos 3.600 municípios brasileiros. Já o borrachudo (Simullium spp), cuja picada provoca muita dor, pode causar alergia e prejudicar a vida de trabalhadores rurais, o turismo e a agropecuária.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Após diversos testes toxicológicos, o produto foi considerado inofensivo à saúde humana e ao meio ambiente e obteve registro junto ao Ministério da Saúde e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A expectativa é que em breve o inseticida possa ser utilizado em caixas d’água domésticas e em cursos de água.
Fonte: ABr