Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Sem a Petrobras

Empresa privada descobre petróleo em Catu, na Bahia

Redação - Folha de Londrina
25 jul 2003 às 20:06
Continua depois da publicidade

Depois de investir cerca de US$ 10 milhões na compra de duas sondas de perfuração, a empresa carioca Marítima anunciou a descoberta de um poço de petróleo em Catu (78 km de Salvador), que teria uma reserva de cerca de 12 milhões de barris.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Segundo diretores da Marítima, a descoberta na Bahia significa um marco histórico - é a primeira vez que uma empresa privada encontra petróleo no Brasil, sem contar com a Petrobras, desde a licitação dos blocos de exporação pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), em 2000.

Continua depois da publicidade


Pelas cálculos da empresa, o poço tem capacidade para produzir 2.000 de barris por dia durante dez anos. As perfurações começaram em maio.


Para a ANP, o poço encontrado é um dos maiores descobertos em terra na Bahia nos últimos dez anos.


Funcionários da Marítima informaram ontem que o poço deve entrar em operação no começo do próximo ano. Segundo a prefeitura, a região de Catu tem um dos maiores potenciais para a produção de petróleo na Bahia.

Continua depois da publicidade


Desde a década de 70, os principais poços descobertos pela Petrobras no Estado estavam localizados nas imediações do município. Nesta sexta-feira, os funcionários da Marítima começaram a demarcar toda a área do poço.

Os estudos sobre a viabilidade técnica e econômica do poço deverão ser apresentados pela empresa nos próximos três meses.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade