Enchentes e deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas na região central do Vietnã mataram 19 pessoas, deixaram oito desaparecidos e obrigaram mais de 80 mil a deixar suas casas, informou à mídia estatal neste sábado (16).
As inundações forçaram 64,5 mil pessoas a sair de suas casas na província de Quang Ngai, onde três pessoas morreram e outras três estão desaparecidas, informaram as autoridades locais. Os militares e a polícia estão buscando ajuda e comida para os moradores atingidos pela enchente, disseram.
Outras 16,6 mil pessoas foram evacuadas de suas casas na província vizinha de Quang Nam, onde uma pessoa morreu e outra está desaparecida, disse Nguyen Phuong Hoai, funcionário da agência de desastres local. "A inundação foi generalizada na província, onde de 60% a 80% das áreas da cidade de Hoi An e de outros dois distritos foram submersas", disse Phuong, acrescentando que as águas estavam se afastando lentamente.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Na província mais atingida de Binh Dinh, as inundações mataram 12 pessoas e deixaram dois desaparecidos, disseram autoridades.
A mídia estatal informou que três pessoas foram mortas e outras duas estão desaparecidas em outras três províncias centrais.