O Ministro da Defesa, Waldir Pires, informou que foi localizada nesta terça-feira (24) a caixa de gravação de voz do Boeing 737-800 da Gol, acidentado no dia 29 do mês passado, na Serra do Cachimbo, quando morreram 154 pessoas. Sem danos aparentes, a caixa será levada no próximo sábado por três coronéis da Aeronáutica para a Organização Internacional de Aviação Civil, com sede no Canadá, tal como foi feito com as caixas-pretas do Boeing e do Legacy, também envolvido no acidente. As informações são do Terra.
O cilindro de voz é uma das partes mais importantes da caixa-preta, que registra as conversas entre os pilotos da aeronave e o controle de vôo em solo. Nos dias após o acidente, os militares encontrarm outros dispositivos integrantes da caixa-preta que registram dados do vôo como altitude e localização da aeronave.
A caixa deverá ser aberta na próxima segunda-feira, e as gravações nela contidas deverão ajudar no esclarecimento das causas da tragédia.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Buscas - Waldir Pires informou ainda que prosseguem as buscas na tentativa de encontrar o corpo da única vítima ainda não localizada, assim como continuam também os esforços na tentativa de encontrar partes do avião que ainda não foram achadas e que podem ser importantes para as investigações sobre as causas do acidente.