Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Língua Portuguesa

Entenda o que vai mudar com a reforma ortográfica

Redação Bonde
18 set 2007 às 19:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

* Por Leila Mendes

Linguiça e voo. É assim que essas palavras podem passar a ser escritas, a partir de janeiro do próximo ano, com a implantação da nova reforma ortográfica que propõe a eliminação do trema (que já estava no corredor da morte há algum tempo), além de outras alterações na Língua Portuguesa. O acordo, formatado em 1991, inicialmente contava apenas com a ratificação de Brasil e Cabo Verde e necessitava da ratificação de três países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Em dezembro de 2006, São Tomé e Príncipe deu a sua assinatura ao tratado. O "x" da questão é que Portugal, nação "mãe" da língua, não ratificou o acordo e, segundo o conselheiro cultural da embaixada de Portugal em Brasília, Adriano Jordão, Portugal ainda não "cedeu por questões jurídicas" e contesta que o acordo possa entrar em vigor com apenas a assinatura de três países em oito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), Marcos Vinicius Vilaça, pediu ao governo português que promova ações concretas, e com brevidade, no sentido de ratificar definitivamente o acordo. Além disso, lamenta que os portugueses mantenham a atual resistência depois de dezesseis anos de formatação do acordo. Segundo ele, a recusa contribui para um possível isolamento de Portugal. Vilaça também lembrou que o português de Moçambique já vem se aproximando crescentemente do inglês, por força de interesses de ordem econômica, e ressalta que os países de língua espanhola utilizam apenas um dicionário, resultado do trabalho da Real Academia da Espanha e de outras dezessete academias de países hispânicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


Segundo Evanildo Bechara, que ocupa a cadeira 33 da ABL (Academia Brasileira de Letras) desde 2000, a unificação da escrita é boa para o português, pois livros poderiam ser editados igualmente em todos os países de língua portuguesa e, além disso, o português precisa se impor como terceira língua mais falada no ocidente. Por outro lado, tanto Vilaça, quanto Bechara concordam que a mudança traria gastos enormes ao país e a todo mundo que compra livros. Seria ruim para quem compra e, obviamente, bom para quem vende.

Publicidade


De acordo com a CPLP, apenas 0,5% das regras da Língua Portuguesa no Brasil seriam alteradas. No caso de Portugal, a modificação seria 1,5%. Em minha opinião, como professora da Língua Portuguesa, essa reforma deveria ser melhor discutida; afinal as mudanças são poucas e insuficientes para unificar a língua. Se implantada, em pouco tempo seria necessário fazer uma nova reforma, o que acarretaria um enorme prejuízo em função do desperdício de livros editados, visto que os exemplares mais vendidos são os escolares. Portanto, os que já foram publicados seriam inutilizados.


O que muda com a reforma

Publicidade


HÍFEN - Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começar com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminarem em r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"


TREMA - Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados

Publicidade


ACENTO DIFERENCIAL - Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)


ALFABETO - Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"

Publicidade


ACENTO CIRCUNFLEXO - Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem" ·2. em palavras terminadas em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"


ACENTO AGUDO - Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca" ·3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem


GRAFIA - No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto",
"adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato",
"adoção" e "ótimo" ·2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil - "erva" e "úmido" .

*Leila Mendes é professora de Português e Literatura do Ensino Médio do Colégio Paulista (COPI) e pós-graduada em Português pela PUC/SP.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo