No dia 8 de outubro, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados juntamente com as entidades parceiras da campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, promove a 3º Edição do "Dia Nacional Contra a Baixaria na TV". O tema deste ano é a publicidade para crianças e adolescentes. O objetivo é preparar uma programação especial para este dia, com a proposta de conscientizar a população para que participem do processo de construção de uma TV comprometida com a ética, qualidade e a diversidade.
Presente em mais de 20% do horário diário da TV, a publicidade está completamente fora dos princípios que formam o tripé das funções da televisão: educar, informar e divertir. A publicidade tem como único objetivo vender e para isso usa das técnicas mais avançadas de persuasão, sendo que os telespectadores mais atingidos são as crianças e adolescentes que são pressionados a mudar seus modos de vida para se adaptarem a um mundo cada vez mais voltado para o consumo.
A campanha espera, com a discussão do tema, mostrar aos telespectadores que além da televisão ser um bem público, é objeto de concessão, e por isso, sujeita à interferência do Estado e da sociedade. A publicidade, por sua vez, não pertence apenas aos publicitários e anunciantes, mas a todos que, diariamente, são alvo de seus produtos e serviços.
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A TV Nacional, TV Câmara, TV NBR, irão transmitir a programação das 14h às 15h. As emissoras de rádio e TV interessadas em transmitir a programação deverão entrar em contrato com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados pelos telefones: 3216-6575 3216-6576.