Rio - A Secretaria Municipal de Transportes iniciou hoje os testes de um equipamento de observação contínua de ruas, criado para auxiliar na redução do número de acidentes de trânsito e de atropelamentos na porta de escolas.
Os testes estão sendo realizados na rua Felipe Cardoso, uma das mais movimentadas de Santa Cruz, na zona oeste, onde funcionam cinco escolas, hospital e uma igreja. Inicialmente, deverão ser instalados 30 desses equipamentos em locais de grande fluxo na região.
O sistema permitirá que a secretaria supervisione em tempo real as condições das avenidas e ruas, medindo qual é o fluxo de veículos do local e quantos acidentes ocorrem. A idéia é que os técnicos possam intervir rapidamente, caso ocorra algum problema nessas vias.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Com o nome provisório de Sistema Inteligente de Monitoramento (Simo), o equipamento é uma lombada eletrônica composta por câmeras de alta tecnologia que operam em 360 graus, software que grava imagens digitais com controle de velocidade dos veículos e dois sensores instalados na pista, que permitem medição automática e constante.
O mecanismo de gravação permite também o registro das imagens numa central de gerenciamento, o que possibilitará a posterior análise e o controle de informações, que serão usadas não só para o monitoramento do trânsito, mas para a segurança das escolas localizadas perto dos equipamentos.