O vulcão Puyehue, que forma parte da cadeia Puyehue-Cordón Caulle, perto da fronteira com a Argentina, entrou em erupção neste sábado e grandes colunas de fumaça podiam ser vistas de longe.
Testemunhas falaram de um forte cheiro de enxofre e uma dezena de pequenos terremotos foram registrados antes do início da erupção. As autoridades chilenas tinham divulgado um alerta vermelho para a região, o nível máximo de alerta.
O ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, afirmou que este foi um episódio de atividade vulcânica importante. "Já temos uma coluna de fumaça de dez quilômetros de altura. Inclusive, temos informações de que já está chegando à Argentina", disse.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
O aeroporto da cidade de Bariloche, na Argentina, foi fechado e moradores da região do vulcão que não foram retirados, receberam recomendação para ficar em casa.
O Puyehue tem 2.240 metros de altura e fica na Cordilheira dos Andes. Sua última erupção ocorreu em 1960, depois do terremoto daquele ano, considerado o mais forte já registrado.