Uma história em quadrinhos vai ser utilizada em escolas alemãs para explicar a história do Holocausto nazista a alunos entre 13 e 15 anos de idade. O livro intitulado Die Suche ("A Busca", em tradução livre) explica o Holocausto contando a estória de uma menina judia que vive na Holanda na época da ocupação nazista.
Segundo o Centro Anne Frank de Berlim, que publicou o livro, esta seria uma maneira de interessar os jovens pelo assunto e educá-los usando a linguagem dos quadrinhos.
Thomas Heppener, diretor da instituição, diz que a história é contada de maneira séria e contém todos os dados e fatos importantes sobre o extermínio judeu pelos nazistas. Ele deixou claro em uma entrevista com a imprensa alemã que "não banalizamos a história nem a contamos de maneira divertida".
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Testes
O livro do ilustrador holandês Eric Heuvel explica como Adolf Hitler chegou ao poder e como o extermínio dos judeus foi levado adiante.
A história em quadrinhos mostra cenas da deportação para campos de concentração e o terror no campo de Auschwitz.
"A Busca" será testada em 20 classes de escolas berlinenses nos próximos seis meses. Se aprovada pelos professores, a obra será utilizada em toda a Alemanha.
O Centro Anne Frank, que se dedica a informar e manter viva a lembrança do Holocausto, também já está testando versões do livro em polonês e em húngaro. O projeto é financiado em parte pelo governo alemão e pela Fundação Rothschild.