A terapeuta naturalista e holística, Eristela Welly, traz a previsão dos signos para 2007 e dá dicas para a entrada de ano positivo e próspero. Com exclusividade à reportagem do Bonde, Eristela explica que a sensação de renovação que traz a festa de Ano Novo vem das comunidades mais antigas, que nesta época do ano expressavam o desejo de renovação através de ritos.
Jogar fora roupas e objetos velhos, por exemplo, era sinal de renovação. Outro costume, quase cultural, segundo a terapeuta, era banhar-se em rio ou mar, ver uma paisagem nova, tudo para acolher o tempo novo dado por Deus. Até hoje, os ritos que ocorrem nas praias brasileiras, em homenagem a Iemanjá, revelam este desejo de renovação.
Confira as previsões dos signos para 2007
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Áries - Este será um ano bastante positivo para o planejamento estratégico e a realização dos objetivos, de um modo em geral. Os arianos estão mais perspicazes e maduros, com uma maior capacidade de manter o foco em suas ambições do que o habitual. Assim, este é um ano muito favorável do ponto de vista profissional, principalmente entre os meses de maio e junho, quando estarão mais confiantes e decididos.
Touro - Apesar de 2007 poder ser considerado um ano neutro, os taurinos poderão se destacar em suas atividades profissionais. O ano será muito proveitoso se agirem com perseverança e pragmatismo. Como a segurança material e o mundo do trabalho são itens muito importantes para os taurinos, é de se esperar que eles progridam consideravelmente neste campo, especialmente entre os meses de janeiro e setembro.
Gêmeos - Este será um ano relativamente difícil, porque a necessidade de manter o foco em seus principais objetivos pode ser prejudicada por momentos de dispersão e por uma falta de visão mais definida do quadro em que se encontram. Nos meses de abril, agosto e setembro os geminianos tendem a ficar agitados e inquietos, dificultando a concentração e a tranquilidade para agir. O cultivo da paciência e da perseverança será imprescindível.
Câncer - Este será um ano neutro, mas os cancerianos poderão aproveitar as tendências astrológicas conseguindo maior solidez e rendimentos na vida profissional. 2007 será favorável para a implementação de mudanças necessárias que vinham sendo adiadas, em várias dimensões da sua vida pessoal. Tudo dependerá da dose de coragem que conseguirem para tal. No mês de dezembro, entretanto, as chances dos cancerianos serem acometidos pelo stress são grandes.
Leão - 2007 tende a ser um ano muito especial para os leoninos de modo geral. O nível de desempenho nas mais diversas atividades tende a ser qualitativamente superior, expandindo suas oportunidades e o seu raio de ações. Este é um ótimo ano para crescimento na profissão e a realização de objetivos variados. O período de janeiro a setembro e especialmente o mês de dezembro, serão muito promissores.
Virgem - Para os virginianos o ano pode ser dos melhores. Viradas inesperadas tendem a mudar o rumo de suas vidas, criando uma certa dose de insegurança e apreensão. A capacidade de serem flexíveis e se adaptarem a novas circunstâncias e possibilidades será muito importante, especialmente nos meses de abril, agosto e setembro.
Libra - Este será um ano importante para os nativos de Libra porque a vida social tende a se expandir, por meio de conexões e contatos que abrem caminhos e trazem um aumento da cooperação. Neste caso, a natural capacidade de medição e diplomacia dos librianos irá se combinar perfeitamente com a facilidade de acesso a novas perspectivas e oportunidades pessoais e profissionais. Eles devem buscar se envolver mais com os círculos dos quais fazem parte.
Escorpião - O ano de 2007 será importante para que os escorpianos consolidem e expandam as sementes plantadas ao longo de 2006, quando Júpiter em seu signo proporcionou amplas possibilidades de sucesso. O provável entusiasmo de 2006 deve ceder, entretanto, a um maior realismo. O mês de dezembro será muito positivo para a concretização de planos e a satisfação dos desejos e prazeres de modo geral.
Sagitário - Provavelmente este será o signo mais beneficiado em 2007. O desenvolvimento de suas faculades pessoais tende a ser fora-de-série, com o desenvolvimento da sabedoria e da experiência e o aparecimento de novas oportunidades. Os sagitarianos saberão mesclar cautela e propensão a arriscar, investindo em seu interesses com esforço e perspicácia. O mês de Dezembro será bastante especial, em todos os sentidos, porque indica um ponto de culminância em sua capacidade de realização e concretização das ambições.
Capricórnio - Como normalmente os capricornianos tendem a gir objetivamente em relação aos seus interesses, a tendência é de que a maior parte dos nascidos neste signo aproveite a boa fase econômica que o país irá atravessar, consolidando posições e ampliando a sua atenção. As demais áreas da vida pessoal deverão seguir o mesmo caminho, trazendo para os capricornianos um ano bastante fértil para a realização de seu projetos e metas.
Aquário - Os aquarianos terão uma ampliação considerável dos contatos pessoais, que poderão estender a sua atuação para além dos limites atuais. A flexibilidade e o interesse em cooperar serão de grande valia num ano em que os rumos de sua vida estarão diretamente ligados à integração que estabeleceram com o ambiente que os cerca e a comunidade da qual fazer parte. 2007, entretanto, demanda um maior realismo do que em 2006, e o convívio com as pessoas será muito importante para ampliar o seu campo de visão e a troca de experências.
Peixes - Os nascidos no signo de Peixes terão um ano agitado, com uma tendência a se empolgarem exageradamente e a extrapolarem o bom senso. Os meses de abril, agosto e setembro serão delicados neste aspecto, e a capacidade de manterem o foco sem se dispersarem de suas reais possibilidades será muitíssimo importante para que não andem em círculos. É necessário que façam, desde o início do ano, um planejamento detalhado de seu objetivos e recursos disponíveis para a concretização de seus desejos. Assim, as chances de dispersão se atenuam consideravelmente.
Refeições que dão sorte
Lentilhas - Uma colher de sopa é suficiente pra assegurar um ano inteiro de muita fartura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.
Romãs - Para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira, durante o ano todo.
Bagos de uva - Para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.
Carne de porco - Deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, que cisca para trás.
Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras - Estas foram trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.
Funcionam como amuletos
Calcinha ou cueca nova - Dão sorte no amor, porque deixam os mal-entendidos para trás. São recomendadas principalmente para quem está começando namoro, para garantir o futuro.
Roupa branca - É um hábito relativamente recente, trazido para o Brasil com a popularização das religiões africanas. O branco representa luz, pureza, bondade.
Peça amarela - Pode ser uma peça íntima, um lenço, uma faixa ou um pequeno lacinho amarelo, representam o poder do ouro e, dizem, atrai dinheiro.
Nota de dinheiro dentro do sapato - Os orientais dizem que a energia entra no nosso corpo pelos pés. Vai daí, o dinheiro no sapato atrai mais e mais riquezas.
Lençõis novos - A dica é especial para recém-casados. Dizem que os lençóis novos, na primeira noite de ano, deixam as possíveis ameaças do ano passado na máquina de lavar.
Para depois da meia-noite
Pular só com o pé direito - Você estará atraindo boas coisas para a sua vida, pois, segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom.
Jogar moedas - Da rua para dentro de casa. Dizem que atrai riqueza para todos que moram no lugar.
Dar três pulinhos - Com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar. Você deixa para trás tudo de ruim. E não se preocupe em molhar os outros: quem for atingido pelo champanhe terá sorte garantida o ano todo, e não esqueça que o champanhe tem que ser rosa.
Subir num degrau - Numa cadeira, enfim, em qualquer coisa num nível mais alto. Diz o folclore que isso dá impulso a sua vontade de subir na vida. Comece, é claro, com o pé direito.
Fazer barulho - É uma forma de afugentar os maus espíritos que os povos antigos praticavam. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista.
Acender velas na praia - Ou jogar rosas nos espelhos de água, em intenção de Iemanjá. A deusa africana protege seus fiéis, com saúde, amor e dinheiro o ano todo, diz o candomblé. Há ainda o belo costume de receber o Ano Novo com fogos de artifícios, sinos tocando e muita música, tudo à meia-noite. Enfim os desejos, pedidos, simpatias e sonhos sonhados.
Superstições
- Não é bom passar o Ano Novo com os bolsos vazios.
- Comer doze uvas verdes, à meia-noite do Ano Novo, para ter dinheiro em todos os meses do ano, também é bom.
- Guardar em lugar seguro, para ninguém achar, a tampa da garrafa de "champanhe" usada na festa de Ano Novo, que tenha feito muito barulho, chama dinheiro.
- Defumar a casa, no fim do Ano e véspera do Ano Novo, com um defumador feito com carvão, xerém e açúcar, além de chamar a sorte e dinheiro, tira, também, o azar do ano velho.
- No dia de Reis (6 de janeiro), colocar três caroços de romã dentro da carteira, para ter dinheiro durante o Ano Novo.
FELIZ ANO NOVO!