Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Crise no leste europeu

Estados Unidos pedem união sobre sanções contra a Rússia

Agência Estado
12 abr 2014 às 09:36

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O secretário do Tesouro dos EUA, Jacob Lew, disse nesta sexta-feira os membros do G-7 reconhecem a "importância da união" ao considerar sanções adicionais contra a Rússia, caso o país tome mais medidas "ilegais" contra a Ucrânia.

"Há unidade ampla e forte dentro do G-7 em aumentar as sanções e os custos em resposta à crescente ação da Rússia" , disse Lew em uma declaração de abertura numa coletiva de imprensa à margem da Reunião da Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Não houve dissidência na sala sobre o fato de que é essencial haver unidade em tomar medidas, se necessário", disse ele em resposta a uma pergunta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

Imagem de destaque
Mais procurados

Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez


Lew disse que os membros do G-7 discutiram as sanções adicionais "por um período relativamente longo", acrescentando que "cada um de nós tomará decisões de forma independente, mas vamos fazê-lo em consulta um com o outro".

Publicidade


Mas, acrescentou que "para ser claro, não há ninguém na sala, inclusive eu, que quer estar na posição em que são necessárias sanções adicionais".


"O objetivo é deixar claro para a Rússia que eles precisam dar um passo para trás", disse Lew. "Mas era igualmente claro que se não o fizerem, se derem um passo à frente, se fizerem coisas que são ilegais, que violem a soberania da Ucrânia, haverá união no mundo para responder a isso".


Lew disse a repórteres que as sanções já existentes estão tendo um impacto sobre a economia da Rússia.

Mais cedo, Lew entregou uma mensagem ao ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, na qual adverte que os Estados Unidos estão preparados para impor sanções adicionais "significativas" à Rússia caso agrave a crise política na Ucrânia. O secretário reafirmou que a anexação da Crimeia pela Rússia é "ilegal e ilegítima".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo