A compreensão da leitura continua sendo o maior desafio da educação brasileira. É o que aponta o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), divulgado nesta terça-feira pelo ministro da Educação Paulo Renato de Souza, em Brasília. De acordo com o Relatório Pedagógico do Enem, que analisa o desempenho dos quase 2 mil alunos do Ensino Médio que fizeram os testes, o resultados dos exames mostraram ''ausência do domínio da leitura compreensiva''. A conclusão foi baseada tanto no resultado da redação quanto no das respostas objetivas.
A quinta edição do Enem foi realizada em agosto, mas só a partir da próxima semana os alunos receberão, pelos Correios, os resultados individuais. O exame contou com a participação de 1,3 milhão de jovens do total de 1,8 milhão que havia se inscrito. Desse total, 87% tiveram isenção na taxa de inscrição do exame. O teste serve para avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio no Brasil.
O Enem também já é aceito por 338 instituições de ensino superior para avaliação em concurso vestibular, sendo que 44 delas são instituições públicas. O problema é que a parcela dos alunos que obtêm resultado considerados ''bom'' ou ''excelente'' ainda é considerada pequena.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Na parte objetiva do Enem, por exemplo, com 34,13 de média, 74% dos participantes tiveram classificação de Insuficiente a Regular. Outros 23,5% tiveram notas entre 40 e 70, desempenho considerado de Regular a Bom. Na melhor faixa de pontuação estão 2,5% dos estudantes, classificados de Bom a Excelente. Em 2001, a média global da parte objetiva foi de 40,56.
Na redação, a média global subiu dois pontos percentuais em relação ao ano passado, mas ainda é considerada baixa. A média global em Redação no Enem em 2002 foi de 54,31 pontos. A maioria dos participantes, 72%, obteve notas entre 40 e 70 pontos, e foram classificados de Regular a Bom. Outros 16% tiveram notas entre 0 e 40, desempenho considerado de Insuficiente a Regular. Na melhor faixa de pontuação, de 70 a 100, estão 12% dos estudantes, classificados de Bom a Excelente. No ano passado, a média da Redação foi de 52,58.
O maior número de inscritos no exame foi registrado em São Paulo (542.466). No Paraná, 95,9 mil fizeram o teste. O maior número de inscrições no Estado foi na Capital, que recebeu 23.411 inscritos. Em Londrina, 7,5 mil alunos realizaram o exame.