O número de usuários de telefones celulares deve chegar a 3 bilhões em 2007 - quase metade da população mundial - segundo previsão da empresa de pesquisas Informa Telecoms and Media. Dados da empresa mostram que, no final de 2006, aproximadamente 2,7 bilhões de pessoas já dispunham de um celular.
Em 2006, quase 950 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo. Em 2007, as vendas devem ultrapassar a marca do 1 bilhão. A maior demanda vem de mercados em expansão, como a Índia, a China e os países da África e da América Latina.
Novos recursos - Enquanto isso, em mercados mais estabelecidos, o consumidor exige cada vez mais recursos de seus aparelhos.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Na Europa, nenhum telefone celular está completo se não tiver um tocador de MP3, uma câmera fotográfica de alta resolução e uma oferta de videogames sofisticados.
Navegação - O Ano Novo também vai abrir o leque de serviços oferecidos aos clientes. Assistir televisão pelo celular será uma das alternativas, apontada para ser uma mais populares. Mas alguns especialistas apostam suas fichas na navegação pessoal integrada por satélite, como encontrar um restaurante usando o serviço de navegação do celular.
Outra novidade deve ser o uso da tecnologia VoIP (sigla para Voice over IP, ou "Voz sobre Protocolo Internet"), através da qual podem ser utilizados serviços como o Skype e o Barablu, de chamadas gratuitas ou mais baratas.
A indústria da tecnologia também aguarda com ansiedade a confirmação da notícia de que a gigante Apple estaria preparando o lançamento de um modelo de telefone celular, combinando esses recursos com o popular iPod. A empresa de Steve Jobs, no entanto, não confirmou nem desmentiu os rumores.
Segurança - Mas 2007 também traz más notícias para os usuários de celular. O principal deles será a vulnerabilidade. A empresa de segurança tecnológica McAfee prevê que 2007 pode ser o ano dos softwares infectados específicos para telefones.
Entre as ameaças estão vírus que mandam mensagens de SMS indesejadas e "espiões" que monitoram chamadas. Alguns chegam até a controlar um celular remotamente, permitindo ligar o microfone ou a câmera sem que o usuário se dê conta. A boa notícia é que as empresas de segurança estão de olho nessas possíveis violações.