Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mal de Alzheimer

Estudo liga deficiência de ácido fólico à demência

BBC Brasil
05 fev 2008 às 12:15

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pessoas com deficiência de ácido fólico – uma forma de vitamina B encontrada principalmente em vegetais de folhas verdes – têm três vezes e meia mais chances de apresentar demência (Mal de Alzheimer, entre outras), sugere um estudo publicado na revista especializada Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.
O estudo liderado pela Escola de Medicina da Universidade Nacional Chonnam, em Gwangju, na Coréia do Sul, acompanhou 518 idosos por dois anos.

Segundo os pesquisadores, cerca de 3,5% dos idosos apresentavam deficiência de ácido fólico no início do estudo. Ao fim, eles tinham probabilidade 3,5 vezes maior de ter desenvolvido demência do que os outros. O estudo, no entanto, não concluiu se os baixos níveis de ácido fólico encontrados nos idosos seriam a causa ou apenas um sintoma da demência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já há outros estudos relacionando os níveis de ácido fólico ao Mal de Alzheimer, mas sua deficiência também poderia ser um sintoma da doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025


No grupo analisado, a demência era mais comum entre as pessoas mais velhas, com nível de educação relativamente baixo e inativas, segundo os pesquisadores.


Clive Ballard, diretor de pesquisas do instituto britânico Alzheimer’s Society, disse que o estudo "é mais um exemplo de por que é tão crucial para as pessoas levarem um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada rica em vitaminas B e antioxidantes".

Mas ele alerta: "Os benefícios potenciais para evitar ou tratar a demência só podem ser totalmente verificados com um rigoroso teste clínico, já que a possível confusão com fatores do estilo de vida e mudanças no estilo de vida nos estágios iniciais da demência podem levar a resultados enganosos."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo