Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Portugal

Estudo mostra visão estereotipada dos brasileiros

BBC Brasil
21 nov 2007 às 17:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa realizada na Universidade de Coimbra sobre a imigração brasileira em Portugal revela que, para os portugueses, a imagem das mulheres brasileiras está relacionada ao sexo e dos homens à falta de compromisso e à malandragem.

Para Benalva da Silva Vitório, autora da pesquisa, "a brasileira é vista como menina de programa". Segundo ela, essa imagem está relacionada às campanhas de turismo promovidas fora do Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Acredito que isso tenha começado por causa da Embratur, que vendia o Brasil como um lugar de praias bonitas e mulheres sensuais", disse à BBC Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Acidente na Indonésia

Família de Juliana Marins aciona Justiça Federal para que seja feita nova autópsia no Brasil

Imagem de destaque
Cerca de 35 mil

Milhares participam da Marcha do Orgulho Gay em Budapeste, apesar da proibição

Imagem de destaque
Várias fraturas

Brasileira morreu pouco depois de queda em vulcão na Indonésia, aponta legista

Imagem de destaque
Conflito no Oriente Médio

Embaixador do Irã no Brasil afirma que país seguirá com enriquecimento de urânio


A Embratur afirma que "desde o início da década de 90 houve mudança radical na orientação da promoção internacional e, desde então, não se usa qualquer imagem desse tipo."

Publicidade


Estereótipos - De acordo com a pesquisa, a imagem dos homens brasileiros também segue estereótipos e revela uma visão negativa.


"Os homens são vistos como malandros, que fazem muito barulho e não cumprem compromissos", disse a autora.

Publicidade


O estudo é resultado da tese de pós-doutorado da brasileira Benalva Vitório. O estudo foi publicado no livro "Imigração Brasileira em Portugal – Identidade e Perspectivas" lançado em Lisboa em novembro .


A pesquisa ouviu 50 brasileiros em cinco regiões de Portugal – Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Algarve. Além das entrevistas, a autora pesquisou artigos veiculados na imprensa portuguesa sobre os imigrantes brasileiros e outras formas de representação de brasileiros no país.

Publicidade


Perfil - A pesquisa aponta ainda uma mudança no perfil dos imigrantes brasileiros em Portugal a partir da década de 90, quando, segundo a autora, a instabilidade econômica gerada pelo Plano Collor provocou a ida de muitos brasileiros de classe média e alta para Portugal. "Foi a época dos dentistas, publicitários e informáticos", exemplificou.


Segundo ela, atualmente o perfil é diferente. A maioria dos imigrantes brasileiros trabalha na construção civil, no comércio, em restaurantes e no serviço doméstico e em atividades que não exigem qualificação.

A maioria dos brasileiros ouvidos na pesquisa afirmou que estaria morando em Portugal por pouco tempo. "Eles vêm fazer um pé-de-meia e vivem com a idéia de voltar. Todos se dizem passageiros da chuva", diz a autora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas