Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
BBC Brasil

Estudo revela que estresse antecipa menopausa

BBC Brasil
25 jun 2007 às 14:05

Compartilhar notícia

Mulheres que têm longas jornadas de trabalho - Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Versailles, na França, revelou que mulheres que têm longas jornadas de trabalho e exercem atividades estressantes têm mais chances de entrar na menopausa mais cedo.

O estudo, que analisou 1.500 mulheres com 50 anos ou mais, descobriu que as que trabalhavam mais de 48 horas por semana apresentaram maior tendência a iniciar a menopausa antes da idade média de 52 anos, do que as que tinham curtas jornadas de trabalho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para as mulheres que sofriam de estresse no trabalho, decorrentes de fatores como muita pressão para realizar várias tarefas o mais rápido possível e constantes interrupções enquanto realizam as atividades, a idade média para o início da menopausa foi de 51 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025


Os efeitos se revelaram ainda maiores entre as que sofrem de depressão e mantêm longas jornadas de trabalho. Segundo os estudiosos franceses, essas mulheres têm duas vezes mais chances de enfrentar a menopausa antes dos 52.

Publicidade


A pesquisa, liderada pelo professor Bernard Cassou, estima que o estresse, combinado a longas horas de trabalho, afeta o ciclo reprodutivo feminino. Além de antecipar a menopausa, altos níveis de estresse também podem encurtar a duração da menstruação.


Fumantes

Publicidade


Os estudiosos, que publicaram a pesquisa no American Journal of Epidemiology, ainda disseram que o fumo também pode antecipar a menopausa, que se caracteriza pelo fim do ciclo menstrual.


Entre as fumantes que consumiam mais de dez cigarros por dia, observou-se que a menopausa surgiu aos 50 anos de idade. A razão para isso, dizem os pesquisadores, é que fumar acelera a deterioração dos óvulos.

A genética também revelou-se um fator determinante para o início da menopausa. Algumas mulheres estudadas chegaram ao fim do ciclo menstrual na mesma idade que suas mães.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo