Os Estados Unidos entregarão no próximo final de semana uma nova versão de sua resolução sobre o processo de estabilização e reconstrução do Iraque, informou nesta terça-feira o Departamento de Estado. ''Estamos a ponto de concluir uma versão da resolução, e a manter consultas com os outros governos no decorrer da semana'', disse o porta-voz do Departamento, Richard Boucher.
Ele acrescentou que o texto revisado, que atualmente está sendo analisado pelo governo americano, pretende ''integrar as idéias e os comentários formulados por outros governos'', em particular durante a Assembléia Geral da ONU.
O Departamento de Estado informou ontem que o novo texto deve permitir um esclarecimento do ''horizonte político'', para que os iraquianos retomem a soberania de seu país.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Washington está particularmente interessado em que a resolução seja aprovada antes da conferência internacional de doadores para o Iraque, que será celebrada em Madri no dia 23 de outubro, porque um novo mandato da ONU para a estabilização do país significaria mais contribuições financeiras.
Prisões - As tropas americanas fizeram nas últimas 48 horas sessenta detenções durante diversas incursões ao norte de Bagdá. Um policial iraquiano afirmou que a Quarta Divisão de Infantaria prendeu 16 iraquianos hoje durante uma operação contra um ex-acampamento militar, perto de Baaquba, 60 km ao nordeste de Bagdá, onde vivem refugiados iraquianos desde a queda do governo do ex-presidente Saddam Hussein.
''Lançaram uma incursão contra o acampamento Al-Saad, os soldados dispararam contra quatro pessoas que tentaram fugir, ferindo ligeiramente uma delas'', disse Ahmed Mahid.
A mesma divisão de infantaria deteve segunda-feira 41 pessoas e apreendeu numerosas armas durante 271 patrulhas.