O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colim Powell, afirma que a casa Branca está considerando a possibilidade de aplicar sanções diplomáticas e econômicas contra a Síria, por seu apoio aos membros do ex-regime de Saddam Hussein no Iraque.
O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, disse que a Síria é um Estado pária que figura na lista de países que apóiam o terrorismo, publicada anualmente pelo departamento de Estado americano.
"A Síria é um Estado terrorista. Abriga terroristas", declarou Ari Fleischer antes de acrescentar: "A Síria é realmente um Estado pária e isso está assinalado por sua presença na lista de nações terroristas elaborada pelo departamento de Estado".
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
De acordo com o IG, o ministro da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, afirmou que a Síria realizou teste de armas químicas durante os últimos 15 meses. A Síria nega a informação e afirma nunca ter cooperado com o governo de Saddam Hussein.
"Dizemos a ele (ao presidente dos EUA, George W. Bush) que a Síria não tem armas químicas e que as únicas armas químicas, biológicas e nucleares da região estão em Israel, que está ameaçando seus vizinhos e ocupando a terra deles", afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores sírio, Buthaina Shaaban.