O Partido Republicano iniciou nesta segunda-feira (18), na Arena de Quicken Loans, em Cleveland, estado de Ohio, a convenção nacional destinada a indicar oficialmente as candidaturas do bilionário Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos e do governador de Indiana, Mike Pence, para a vice-presidência.
O evento está recebendo uma grande cobertura da mídia dos Estados Unidos e do exterior. Há mais de 15 mil veículos de comunicação credenciados. A convenção, que terminará quinta-feira (21), vai também ratificar o programa de propostas políticas a serem executadas em um possível governo republicano.
Planejada para ser uma oportunidade de lançar uma mensagem de otimismo aos eleitores norte-americanos, a convenção enfrenta, no entanto, a oposição de dezenas de manifestantes, que se encontram no centro de Cleveland, para protestar contra Trump. Usando megafones e cartazes, os manifestantes expressam preocupação com as ideias manifestadas por Trump, ao longo do ano, durante a campanha eleitoral. Segundo os manifestantes, essas ideias aprofundam divisões raciais em um país que vem registrando crescente violência da polícia contra negros.
Leia mais:
Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada
Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles
Quais eventos foram cancelados em virtude do incêndio em Los Angeles?
Ana Maria Braga critica Donald Trump por negacionismo climático
"Essa convenção veio bem na hora", disse o presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus, ao abrir hoje a convenção. Ele se referia ao momento político e econômica dos Estados Unidos, que exige a adoção de medidas que valorizem a indústria americana e a livre iniciativa.
Em seguida, os delegados fizeram o juramento às ideias do partido e ouviram o Hino Nacional americano cantado por um coral infantil. Hoje à noite, Trump vai apresentar a esposa Melania aos delegados do partido. Em seguida, Melania, que fez raras aparições durante a campanha, fará um discurso.. A única vez que Melania falou em público foi no ano passado, quando apresentou o marido em um rápido discurso.
O discurso de Melania será o início de uma série de depoimentos de personalidades do mundo político e de negócios sobre as qualidades de Trump. Em seguida, Donald e a esposa viajam para Nova York e só voltam para a convenção na quarta-feira, quando serão aprovados os nomes dos candidatos republicanos.
Convenção
A Arena de Quicken Loans está recebendo 2.472 delegados do Partido Republicano e mais 2.302 suplentes de todos os 50 estados americanos, da capital do país e dos cinco territórios. E cerca de 50 mil pessoas estão chegado para visitar Cleveland e apoiar os nomes escolhidos pela convenção para concorrer à Presidência da República. Para se tornarem candidatos presidenciais, Trump e Pence precisam do apoio da maioria dos delegados.
Ausências
Os ex-presidentes George H. W. Bush (pai) e George W. Bush (filho) não aceitaram o convite para participar da convenção republicana de Cleveland. Ele alegaram que não têm planos para aprovar a candidatura de Trump.
Mitt Romney, que foi candidato republicano nas eleições presidenciais em 2012, também não aceitou o convite. Ao contrário, ele chamou Trump de uma "fraude".