Da Agência Brasil - Os Estados Unidos começaram a circular hoje um novo texto sobre resoluções que implicarão na reconstrução do Iraque. O texto antigo, que deixou muitos insatisfeitos, pedia a elaboração de uma Constituição e a realização de eleições para que o poder fosse transferido para os iraquianos. O documento procura integrar preocupações de vários países para obter mais apoio internacional.
A França e a Alemanha querem uma transferência de poder mais rápida, além de uma participação mais forte da ONU nos acordos referentes ao país. "Nós esperamos que uma nova dinâmica esteja presente no novo documento e que reflita nossos pedidos", disse o chanceler alemão Gerhard Schröeder.
O texto deve ter apoio da Grã-Bretanha e da Espanha. O ministro do Exterior britânico, Jack Straw, espera que a votação ocorra ainda esta semana. Ele fez um apelo para que outros países contribuam para a reconstrução do Iraque, adiantando que a Grã-Bretanha vai doar US$ 910 milhões num período de 3 anos. O Banco Mundial diz serem necessários US$55 bilhões para a reconstrução.