Os Estados Unidos podem ser atingidos por outro furacão tão devastador quanto o Katrina ainda neste ano, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil. Eles temem que, apesar de todas as críticas sofridas nas últimas semanas, as autoridades do país não estejam preparadas para enfrentar o problema, se ele voltar a ocorrer.
O biólogo e consultor ambiental Anthony Anderson afirmou que nenhuma cidade americana da região considerada vulnerável a furacões está em condições de suportar um furacão com a potência de Katrina.
A situação é preocupante na devastada costa do Golfo do México, onde, segundo os especialistas, uma mera tempestade tropical seria destruidora, especialmente em Nova Orleans, onde o sistema de diques segue debilitado.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Os especialistas ressaltam que a temporada dos furacões ainda não terminou e que eles podem se formar até o mês de novembro. Setembro é considerado o mês pico da temporada de furacões. Três se formaram só na semana passada - o Maria, o Nate e o Ophelia.
Os dois primeiros permaneceram no mar, e só o Ophelia, que já virou uma tempestade tropical, chegou a ameaçar a terra, embora com força muito menor que a do Katrina.
Foram previstos de 9 a 11 furacões, e 7 já se formaram, embora a maioria não tenha atingido a terra ou tenha perdido força ao longo dos dias.