O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore disse nesta quinta-feira em um discurso na reunião das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima, em Bali, que os Estados Unidos estão atrapalhando as negociações para um acordo.
"O meu próprio país é responsável por obstruir o processo aqui em Bali", disse Gore, arrancando aplausos da platéia que lotou o auditório do centro de convenções onde acontece a reunião.
O Prêmio Nobel da Paz disse que falava "como pessoa, pai, avô e cidadão americano" e pediu que os países presentes avançassem rumo a um acordo independentemente da postura americana.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
"Eu não sei como vocês poderão contornar este enorme elefante na sala, que eu não fui diplomático o suficiente para deixar de identificar pelo nome. Mas estou pedindo a vocês que o façam."
Em suas críticas, Gore se referiu à insistência da delegação americana em não aceitar a inclusão das metas recomendadas pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) de redução de emissões de gases poluentes.
>> Leia reportagem completa na BBC Brasil