Agentes do Comando Provincial da Guarda de Finanças de Reggio Calábria, na Itália, apreenderam 25 quilos de cocaína vinda do Brasil em um contêiner com frango congelado nesta segunda-feira (8). A droga estava distribuída em 23 blocos e teria rendido para os traficantes, caso chegasse ao mercado, cerca de cinco milhões de euros.
A apreensão ocorreu no porto de Gioia Tauro, na Calábria, uma tradicional rota do tráfico internacional de drogas. De acordo com o Departamento Distrital Antimáfia (DDA), o carregamento de carne tinha como destino final o porto de Umm Qasr, no Iraque.
Ainda segundo os investigadores, o cruzamento de vários documentos da embarcação e dos produtos nela embarcados, além da utilização de um sofisticado scanner, permitiram a localização da cocaína.
Leia mais:
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
Orlando Pride, de Marta, vence e conquista primeiro título da NWSL
OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global
Na Espanha
Além da droga apreendida no porto italiano, policiais espanhóis anunciaram a apreensão de 500 quilos de cocaína na região basca. A droga também era proveniente do Brasil e estava escondida em um caminhão que circulava pelo perímetro industrial em Jundiz, em Vitória. De acordo com as autoridades, essa é uma das maiores apreensões da história da região.
Se fosse comercializada, a droga renderia cerca de 40 milhões de euros, segundo a polícia espanhola.