Motoristas de caminhão, ônibus e carreta terão que se submeter a avaliação de distúrbios do sono quando forem renovar suas carterias de habilitação. A exigência entrou em vigor nesta segunda-feira (25) e foi estabalecida pea]la Resolução 267 do Conselho Nacional de Trânsito (Contram). A medida vale também para motoristas que queiram adicionar ou mudar para as categorias C (caminhão), D (ônibus) e E (carreta).
Segundo a Resolução, os candidatos deverão ser avaliados quanto a Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS). Serão verificados parâmetros objetivos como hipertensão arterial sistêmica e classificação de Malampatti, e parâmetros subjetivos que revelam a sonolência excessiva e são medidos de acordo com a Escala de Sonolência de Epworth.
Segundo estudos relativos a problemas do sono, os distúrbios podem reduzir a capacidade de atenção e reação dos condutores, principalmente daqueles que passam mais tempo ao volante como os motoristas de ônibus e transporte de cargas.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
No Brasil, atualmente 8.617.331 condutores possuem categorias C, D ou E. Os exames de avaliação relativos ao distúrbio do sono serão realizados juntamente como os demais exames de aptidão física e mental. A critério médico, o candidato poderá ser aprovado temporariamente ou ser encaminhado para avaliação médica específica e realização de polissonografia.
Fonte: Denatran