Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Carreira

Executivos brasileiros sabem motivar, diz pesquisa

Redação - Bonde
14 jul 2003 às 10:17
Continua depois da publicidade

Uma pesquisa com 220 altos executivos de organizações brasileiras constatou que os líderes brasileiros têm grande capacidade para convencer e motivar as pessoas, mas que nem sempre lembram de elogiar suas equipes.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A pesquisa foi realizada pela consultoria em recursos humanos Caliper do Brasil, com o objetivo de comparar com um estudo norte-americano, verificando se os profissionais possuíam perfil de gerentes ou de líderes.

Continua depois da publicidade


A pesquisa buscou levantar traços da personalidade, como nível de persuasão, exposição a riscos, flexibilidade, criatividade, auto-estima, empatia, entre outros.


De acordo com a pesquisa, feita através de um questionário com 150 perguntas, os executivos brasileiros são, em sua maioria, motivados por desafios e não necessitam de reconhecimento. Mas eles nem sempre se lembram que outros precisam de aprovação e acabam esquecendo de elogiar a equipe.


Principalmente no início da carreira, profissionais que apresentam esse perfil podem "incomodar" as estruturas organizacionais. "Isso acontece pela incessante busca pelo novo e por se guiarem mais pela ousadia do que por exercícios minuciosos de análise", diz Ana Cristina Artigas Santos, gerente de atendimento da Caliper.

Continua depois da publicidade

Por isso, os executivos brasileiros têm grande agilidade para tomar decisões, mas nem sempre são cautelosos, o que os deixa mais propensos a erros. Outra conclusão do trabalho é que os altos executivos brasileiros possuem características bem similares às dos americanos.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade