Uma explosão atingiu às 16h30 (horário local) a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bagdá, no Iraque. De acordo com a rádio CBN, três pessoas morreram e várias ficaram feridas.
O exército americano afirmou que a explosão teria sido causada por um carro-bomba, o que ainda não foi confirmado. O representante especial enviado pela organização ao país, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, ficou ferido no ataque.
"Ele foi ferido, mas não podemos afirmar a gravidade do ferimento", disse o porta-voz da ONU, Fred Eckhard. "Ele está aparentemente consciente. Eles estão dando água a ele", reiteirou.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Janelas de prédios a mais de um quilômetro de distância foram atingidas pela explosão. Uma correspondente da BBC na capital iraquiana disse que uma parte do prédio foi completamente destruída.
O prédio da ONU foi evacuado e os cinegrafistas da CNN informam terem visto chamas e muita fumaça e helicópteros com ajuda médica sobrevoando o local, que foi isolado pelos soldados americanos.
Centenas de funcionários da ONU trabalham normalmente no prédio, um velho hotel no leste de Bagdá, segundo a agência de notícias Reuters.
De acordo com informações do Serviço de Rádio em Língua Portuguesa das Nações Unidas, a ONU ainda não se manifestou sobre o atentado. Extra-oficialmente, as Nações Unidas estão aguardando maiores informações.A expectativa é de um pronunciamento oficial das Nações Unidas sobre o atentado nas próximas horas.