Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Internet

Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação

Jonas Valente Agência Brasil
22 set 2018 às 13:52
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O Facebook divulgou nesta semana nota com novas medidas para evitar abusos na plataforma relacionados ao debate eleitoral. Ao longo do ano, a empresa já havia anunciado diversas iniciativas para o pleito de outubro relacionadas à propaganda eleitoral paga, a contas "não autênticas" e à disseminação de desinformação, como as chamadas notícias falsas.

Segundo comunicado divulgado pela companhia, foram removidas páginas inicialmente criadas para reunir pessoas com interesses diversos (como esportes e música) e que tiveram seus nomes e propósitos alterados para apoiar um candidato ou tomar partido na disputa eleitoral.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Removemos essas páginas porque nossas políticas não permitem mudanças de nome de páginas que resultem em conexões falsas ou não intencionais, e que alterem substancialmente o assunto das páginas", justificou o informe. A empresa, contudo, não divulgou o nome das páginas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta quinta

Terremoto de magnitude 5,3 atinge leste do Japão

Imagem de destaque
Veja as chaves

Paris-2024: Sorteio põe seleção feminina em grupo com Espanha e Japão nas Olimpíadas

Imagem de destaque
Casos de apostas

'Faço o que está ao alcance para resolver logo', diz Paquetá sobre investigação

Imagem de destaque
Novo capítulo

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country


A plataforma também derrubou o que chamou de contas impostoras. Perfis que se faziam passar por candidatos disputando as eleições. Essa violação foi enquadrada no que a companhia chama de "comportamento não autêntico", conduta que foi usada para remover 186 páginas e 97 perfis ligados ao Movimento Brasil Livre em julho.

Publicidade


Aplicativos e santinhos


No comunicado, o Facebook relatou ter retirado aplicativos que convidavam pessoas a votar pela internet. Esses programas "poderiam levar eleitores a acreditar que tinham efetivamente votado, ferindo nossas políticas que impedem apoio a fraude", pontuou a nota. Pessoas que usaram esses aplicativos estão sendo notificadas.

Publicidade


A companhia está removendo também fotos nas quais o número não corresponde ao candidato, bem como molduras com números trocados. "Nossas políticas não permitem declarações de intenção ou apoio a fraude, por isso a remoção dessas imagens", reiterou a empresa no comunicado divulgado.


Verificação de fotos e vídeos


No dia 13 de setembro, em outro comunicado, o Facebook anunciou ter iniciado a verificação de desinformação também em fotos e vídeos. Até então, o monitoramento era focado apenas em textos. A partir deste mês, os sistemas automatizados da plataforma passarão a fiscalizar fotos e vídeos em busca de indícios de problemas, como manipulações.

Essa análise é complementada pela realizada por agências de checagem parcerias do Facebook. No Brasil, realizam este trabalho Lupa, Aos Fatos e Agência France Press. Conteúdos identificados como enganosos por essas agências têm seu alcance reduzido na plataforma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade