Mundo

Farc endurecem diálogo e anunciam sucessor de Raúl Reyes

04 mar 2008 às 21:20

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesta terça-feira (4) que o comandante Joaquín Gómez, cujo nome verdadeiro é Milton Doncel, assumirá o posto de Raúl Reyes, porta-voz e número dois no comando da guerrilha, morto durante um ataque de militares colombianos em território equatoriano no último sábado.

"Informamos que o comandante Joaquín Goméz ingressa, a partir desta data, como membro pleno do Secretariado de Estado Maior Central", disse a guerrilha em um comunicado, referindo-se à sua principal instância.


As Farc lamentaram a morte de Reyes, um "revolucionário integral e exemplar" que, segundo o grupo, faleceu enquanto tratava de "concretizar" uma reunião com o presidente da França, Nicolás Sarkozy, por meio do líder venezuelano, Hugo Chávez. Ele estaria negociando a libertação de Ingrid Betancourt, ex-candidata à Presidência da Colômbia que tem cidadania francesa.

Em comunicado divulgado em sua página na internet, a guerrilha diz que o ataque que matou Raúl Reyes não só tensiona "perigosamente" as relações do governo colombiano com as "repúblicas irmãs" como golpeia "gravemente" as possibilidades de intercâmbio humanitário, além de anular a saída política "com esse regime paramilitarizado e pró-ianque".


Continue lendo