Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisa

'Faxina' é principal atividade dos brasileiros em Londres

BBC Brasil
24 dez 2007 às 13:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O estudo Brazilians in London (Brasileiros em Londres), conduzido pela Universidade Queen Mary, em 2006, estima que a principal atividade desempenhada por brasileiros em Londres envolve trabalhos de limpeza.
O levantamento, que analisou dados obtidos a partir de um questionário aplicado a 423 brasileiros entre os meses de setembro e outubro de 2006, mostrou que 32% dos entrevistados faziam faxina em casas e escritórios. Deste total, cerca de 80% eram mulheres.

O ramo de hotelaria e restauração aparece em segundo, com 26% dos imigrantes empregados no setor. Em terceiro vem os que trabalham como motoristas e motoboys (10%), seguidos pelos que atuam na construção civil (9%) e pelas que disseram trabalhar como babá (3%).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outros 13% disseram estar fazendo "outros serviços" e apenas 1% disse não estar trabalhando.

Leia mais:

Imagem de destaque
Contínua dispersão geográfica

OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global

Imagem de destaque
Perigo

Curiosos ficam próximos de lava de vulcão na Islândia e polícia é acionada

Imagem de destaque
Em nome do cantor

Funeral de Liam Payne movimentou doações para ajudar crianças com câncer

Imagem de destaque
Após acusações de má-conduta

Equipe de Trump tem primeira baixa e escolhido para Departamento de Justiça renuncia à indicação


Benefícios

Publicidade


Yara Evans, coordenadora do estudo e pesquisadora do Departamento de Geografia da Universidade Queen Mary, afirma que os resultados mostram que a comunidade brasileira "está contribuindo para a economia de Londres".


"Os brasileiros estão atuando em áreas essenciais para a economia e que normalmente não são desempenhadas pelos ingleses. É uma relação que traz benefícios para os dois lados", avalia.

Publicidade


O brasileiro Otavio Braga, de 27 anos, chegou a Londres em 2001 com o sonho de dar uma "vida mais digna" a seus pais.


Apesar de descender de italianos, ele entrou na Grã-Bretanha como turista e ao fim dos seis meses permitidos para sua permanência conseguiu o visto de estudante.

Publicidade


"Essa foi a forma de comprar a minha permanência aqui. Não dava para ir ao curso de inglês porque trabalhava todos os dias como camareiro de um hotel", conta Otavio, que renovou o visto de estudante três vezes antes de conseguir o passaporte italiano.


Do hotel, Otavio foi trabalhar num bar e hoje é gerente de um restaurante no centro de Londres.

Publicidade


Seis anos e meio depois de ter deixado a pequena cidade de Sarapuí, no interior de São Paulo, ele faz o balanço: conseguiu comprar uma casa e um carro para os pais e duas casas na Sardenha, na Itália.


"Aqui a vida é mais fácil, esse tipo de trabalho aqui é muito mais valorizado que no Brasil. Eu só voltaria agora se fosse para abrir o meu negócio, mas acho que não vale a pena arriscar".

Publicidade


Ilegalidade


Já a brasileira Aline Cabianca, de 26 anos, diz que pretende voltar para o Brasil em março do ano que vem.

Publicidade


Ela conta que chegou a Londres em 2002 como turista e nunca se legalizou no país.


"Ficar legal só compensa porque você pode entrar e sair do país. Mas para o resto nunca tive problema. Sempre consegui alugar apartamento e arrumar emprego", diz a brasileira, que conta já ter morado com outros 23 brasileiros numa casa de seis quartos.


Aline conta que nos últimos cinco anos chegou a trabalhar como chef de um restaurante e diarista, mas atualmente só está fazendo faxinas em escritórios.


Com a agenda lotada de segunda a sexta-feira, ela diz que trabalha até 72 horas por semana. Aline acredita que o esforço compensa: já comprou uma casa para a mãe e uma loja que está alugada.


Quando voltar ao Brasil, pretende conseguir um emprego e completar a renda com aluguel da loja e de outras duas casas que deseja adquirir.


"A minha passagem por Londres está perto do fim. No início fiquei deslumbrada com o poder do dinheiro, mas agora estou desiludida. Quero voltar para perto da família, ter uma vida mais calma e não me matar de trabalhar."

A pesquisa Brazilians in London (Brasileiros em Londres) investigou informações sobre a comunidade brasileira residente na capital britânica a pedido da campanha "Strangers into Citizens" ("Transformando estranhos em cidadãos", em tradução livre), uma iniciativa que prega a anistia para imigrantes ilegais na Grã-Bretanha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo