Atenas - A Grécia deu início na tarde de ontem (horário de Brasília) aos Jogos Olímpicos de 2004. Simplicidade, a referência aos ícones da civilização grega e a emoção marcaram a abertura do maior evento esportivo do planeta. A delegação brasileira foi a 31 a entrar no estádio Olímpico de Atenas.
No início da cerimônia, os gregos utilizaram as cores da bandeira do país e surpreenderam ao fazer, com perfeição, evoluções em um palco formado por água. Um percussionista tocando um tambor e um garoto em um barco de papel destacaram a apresentação. O jovem carregava uma bandeira da Grécia, que foi entregue posteriormente ao presidente do país, Costis Stephanopoulos. Na sequência, um grupo formado exclusivamente por homens cantou o hino grego.
Após uma apresentação com fogos de artifício, teve início a representação da história do povo grego. Centauro surgiu e atirou uma lança, que se transformou numa figura humana dividida em oito partes, recebeu imagens projetadas. O pedaços caíram então sobre a água, formando um arquipélago.
Leia a matéria completa na edição deste sábado da
Folha de Londrina