Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dietas industriais

Fibras alimentares previnem problemas intestinais

Redação Bonde
13 jun 2007 às 15:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O papel das fibras alimentares na dieta de pacientes crônicos (graves em UTI, diabéticos, com câncer ou pediátricos) e hospitalizados será discutido no Ganepão 2007 – II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada, que acontecerá nesta sexta-feira (15), em São Paulo.

De acordo com informações da Burson-Marsteller, os médicos vão abordar as conclusões de estudos clínicos recentes que avaliaram os benefícios das dietas nutricionais enriquecidas com 6 tipos de fibras diferentes, solúveis e insolúveis, formulação conhecida como MF6.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Telma Theodoro de Souza, nutricionista e assessora científica da Support, as fibras mantêm o funcionamento normal do intestino, evitam a constipação (prisão de ventre) e as diarréias, comuns em pacientes críticos, acamados ou hospitalizados. Outro fator importante é a manutenção do equilíbrio da flora intestinal devido ao efeito prebiótico que estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Com a inclusão de fibras alimentares nas dietas nutricionais, também ocorre uma maior produção de ácidos graxos de cadeia curta (30%) e menor produção de gases.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


Mix de 6 fibras

Publicidade


O mix de fibras MF6 é composto por fibras solúveis (FOS, inulina, goma arábica) e insolúveis (polissacarídeo de soja, amido resistente e alfa-celulose). Está presente em diversas dietas enterais (via sonda) e suplementos alimentares orais produzidos pela Support Produtos Nutricionais, empresa especializada em nutrição clínica e infantil.


As dietas são indicadas para pacientes desnutridos ou com risco nutricional, pessoas com condições clínicas específicas (pacientes graves, pacientes diabéticos, com câncer ou com necessidade de cicatrização) e pacientes pediátricos.

Publicidade


Importância das fibras


As fibras estão presentes nas paredes das células dos vegetais, conferindo textura e firmeza aos cereais, frutas, verduras e leguminosas. Elas não são digeridas pelo nosso organismo e são eliminadas nas fezes ainda intactas ou dissolvidas. Colaboram demais na manutenção do ritmo intestinal, evitando assim a famosa prisão de ventre que afeta muitas pessoas.

Publicidade


Em países em que o consumo de fibras na alimentação é alto, observa-se menor incidência de doenças como câncer de cólon, diverticulose, hemorróidas, cardiopatias, hérnia de hiato e diabetes.


As fibras podem ser solúveis e estão presentes nas leguminosas (como feijão, vagem etc.) nozes, aveia, cevada e frutas. Quando dissolvidas em água, tornam-se viscosas, dificultando a absorção dos açúcares dos alimentos e reduzindo a glicemia pós-alimentar. Elas são poderosas no combate à obesidade porque estão ligadas à sensação de saciedade que proporciona e ao fato de não ter valor calórico ou energético.

Publicidade


Elas podem também ser insolúveis, presentes nas hortaliças, cascas de frutas e grãos integrais. São aquelas que não se dissolvem nem com a mastigação. Seu efeito recai sobre a diminuição do tempo em que as fezes levam para percorrer os intestinos, evitando assim a prisão de ventre. Funcionam também como uma espécie de esponja, sugando grande quantidade de líquido. Com isso amolecem as fezes.


Exemplos de alimentos fibrosos e sua quantidade de fibra

Banana - 2,4 g de fibra
Feijão (½ xícara) - 7,3 g de fibra
Brócolis (½ xícara) - 2,2 g de fibra
Lentilha ( ½ xícara) - 3,7 g de fibra
Cenoura (½ xícara) - 2,3 g de fibra
Maçã (c/casca) - 3,5 g de fibra
Ervilha (½ xícara) - 4,7 g de fibra
Pêra (c/casca) - 3,1 g de fibra


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo