Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Folha de Londrina

Fiéis comemoram Dia do Padroeiro

Camilla Rigi
19 jun 2004 às 01:04

Compartilhar notícia

Moradores aproveitaram feriado para prestigiar quermesse -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Centenas de fiéis lotaram, na manhã de ontem, a Catedral Metropolitana de Londrina para assistir à missa de celebração do dia do padroeiro da cidade, o Sagrado Coração de Jesus. Segundo o pároco monsenhor Bernard Carmel Gafá, que celebrou a missa, o coração não é apenas uma parte do corpo, mas siginifica o amor de Jesus pela humanidade. ''Ele representa o Cristo amoroso, é o centro de Jesus'', explicou o monsenhor. Para entrar no clima da comemoração, a Catedral foi enfeitada com muitos corações que traziam mensagens de paz e passagens bíblicas.
Um momento de muita emoção para a serventuária da Justiça, Martha Daisy Braga Cruz, de 60 anos, foi a coroação da imagem do padroeiro. Martha foi responsável pela restauração da imagem, que durou pouco mais de um mês. ''Tive que retirar toda a tinta das restaurações anteriores para ficar o mais próximo da pintura original. Mas, no final, coloquei umas pedras que não existiam antes'', contou. Ela relatou que durante o processo de recuperação do Sagrado Coração de Jesus agradecia todos os dias por ter recebido este ''dom de Deus''.
Além das tradicionais missas, a comunidade pode apreciar as comidas e bebidas típicas nas barracas da quermesse, como pé de moleque, bolos e quentão. A festa é realizada na travessa Padre Eugênio, ao lado da Praça Marechal Floriano Peixoto. O dinheiro arrecado será encaminhado para projetos sociais, de acordo com informações da coordenadora da festa Aparecida Barrios Gracino. Danças típicas, capoeira expressiva, orquestra sinfônica também estão na programação.
''Anos atrás eu participava da festa, que também tinha barraquinhas, mas depois mudei para a Vila Casoni e não vim mais. Hoje que eu estou voltando, porque mudei para o centro de novo'', contou a aposentada Auria Esteves, de 63 anos, que aproveitou o feriado ontem para prestigiar a quermesse. Ele recordou que a festa era muito alegre e bonita.
À noite aconteceram um show piroténico, a missa principal e uma procissão luminosa com velas que reuniu milhares de pessoas. E hoje a festa continua com apresentaçao da banda do 5º Batalhão da Polícia Militar, às 10h30, no palco montado ao lado da Catedral. No período da tarde, haverá o encontro diocesano dos apostolados a partir das 15 horas. E após a missa das 18h30 a comunidade poderá assistir apresentações de danças gaúchas e israelitas. As barracas funcionam das 10 às 23 horas. Segundo Aparecida, cerca de seis mil pessoas devem passar pelo local nos dois dias de festa.
Este é o segundo ano que se comemora o feriado no mês de junho. Conforme explicação do monsenhor, em 1934, um bispo de Jataizinho trouxe para Londrina uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, que passou a ser o padroeiro. Porém, na década de 70 houve uma mudança aceita pelo então arcebispo dom Geraldo Fernandes, e a padroeira passou a ser Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Somente em 2002, após uma reivindicação da comunidade, foi aprovado um projeto de lei na Câmara de Vereadores que oficializou dia do Sagrado Coração de Jesus como o padroeiro da cidade.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo